segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Cabo é o local do Descobrimento do Brasil e o Marco Geólogico da Separação dos Continentes.

O Cabo é tido com ponto de descoberta do Brasil. Alguns historiadores afirmam que um  espanhol teria pisado primeiro que o navegador português em solo brasileiro.
Para ser mais precisa, Vicente Pinzón pisou na bacia de Suape, no dia 26 de janeiro de 1500 e batizou a terra recém descoberta com o nome de Cabo de Santa Maria de La Consolación. Mais por conta do Tratado de Tordesilhas, o Brasil já pertencia a Portugal antes mesmo de qualquer navegador pisar no nosso solo.(Cabral aportou três meses mais tarde em Porto Seguro- Bahia).
No local onde Pinzón esteve, hoje existe a Vila de Nazaré, lugar da histórica Igreja de Nazaré, que começou a ser erguida em 1597 pelos invasores holandeses e posteriormente concluída pelos portugueses. 
E nessa Vila encontra-se diversos marcos históricos que escrevi nas postagens anteriores. Entre eles estão: As ruínas de um Antigo Quartel português e do Forte Castelo do Mar, as ruínas do convento carmelita, o Farol  e a Casa do Faroleiro. Todos os pontos turisticos são de fácil acesso. E nos finais de semanas vários grupos fazem trilha e alguns hóteis dispõe de  guia turistico para os hóspedes (a trilha é de terra batida).
A maioria das construções que citei acima, faz parte do "Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti". 



Mirante do Cabo de Santo Agostinho.
O Cabo de Santo Agostinho foi descoberto oficialmente pelo navegador Américo Vespúcio, a serviço da Coroa Portuguesa em (28?) de 1501, existe também a versão do descobrimento do Brasil pelo navegador Vicente Yanez Pinzón, em 26 de janeiro de 1500, que batizou a localidade de Santa Maria de La Consolacíon. É importante salientar que os Índios Caétes habitavam esta região muito antes da chegada dos colonizadores europeus. Os rochedos que formam a extremidade do Cabo de Santo Agostinho marcam o ponto final de ruptura dos Continentes Americano (fração Sul Americana) e Africano. A separação ocorreu a 100 milhões de anos, no período Cretáceo inferior, segundo a teoria da evolução dos continentes (Deriva Continental), referida pelo pesquisador alemão Wegener em 1912. Os continentes do hemisferio sul formavam uma única e imensa massa continental denominada Gondwana. Com a queda do Continente, surgiram duas placas, a Placa Sul Americana e a Placa Africana. De acordo com o geólogo e professor Cláudio Castro da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. O Cabo de Santo Agostinho é um marco geológico mundial, por ser o ponto de dobradiça na separação dos dois continentes. Com a separação nasceu um novo Oceano, mais tarde chamado de Oceano Atlântico.
->Copiei o que está escrito na placa.

Um comentário:

  1. OI ANDREIA, MINHA PRIMEIRA VISITA AO SEU BLOG......E JÁ FUI LOGO VIAJANDO EM SEUS POSTS......AMEI.....BJKS....BOM FERIADO AMANHÃ PRA VC......GIL

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e adoraria saber o quê você achou desse post. Então, deixa um comentário, de sua opinião, participe e volte sempre, obrigada.
=^.^=