quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Forte Cinco Pontas - Recife.

O Forte das Cinco Pontas é um dos Fortes mais conhecidos do Recife. Foi construído em 1630 pelos holandeses.
Os portugueses o chamavam de Forte das Cacimbas, porque o seu objetivo principal era garantir à população o suprimento de água potável, mediante a proteção das cacimbas e impedir que os navios inimigos circulassem pelas águas do rio Capibaribe (pra não contrabandearem o açucar).
A fortaleza foi totalmente destruída em 1677 e restaurada por Fernandes Vieira, desta vez, reconstruído com apenas quatro pontas (mesmo assim o nome continuou Cinco Pontas, por ter a forma de uma estrela).
Lembrando que  durante muitos anos a fortaleza funcionou como uma prisão, e um dos prisioneiros mais fomosos foi o escritor  Graciliano Ramos.
Hoje o local funciona como Centro Turístico que abriga um vasto e importante acervo iconográfico, recolhido em Pernambuco e em Portugal, onde se encontram expostos projetos originais de construções civis, militares e eclesiásticas, cartografias, pinturas, desenhos, esculturas e gravuras.
Localização:Praça das Cinco Pontas, s/n - São José - Recife. 
Coloquei apenas alguns dados para ao texto não ficar muito extenso, mais com certeza existe muitas outras curiosidades. Quem quiser saber mais, vale a pena fazer uma pesquisa no Google. 

Um comentário:

Obrigada pela visita e adoraria saber o quê você achou desse post. Então, deixa um comentário, de sua opinião, participe e volte sempre, obrigada.
=^.^=