domingo, 5 de setembro de 2010

Porque o nome do blog é Sem Eira e Nem Beira?

Bem vindos ao meu novo blog.
Nesse pretendo continuar na mesma linha que o anterior (Papiando), só que ao invés de falar sobre o Japão, falarei sobre o que achei interessante no Brasil.
E porque sem eira e nem beira? Escolhi esse nome porque minha  lua de mel  (antecipada,hahaha) passamos em Olinda. Uma das cidades históricas mais importantes do Brasil e declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
E o que isso tem a ver com a escolha do nome? bem, quando fomos no Museu de lá, a nossa guia contou uma história super interessante :
"Os casarões do Brasil Colonial possuíam um telhado formado por linhas de telhas de barro sobrepostas. Chamado eira, a beira e a tribeira , que serviam não só como adorno, mas também para distinguir as diferentes classes sociais dos proprietários. Quanto mais detalhes, mais rico o dono da casa. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado, então construíam somente a tribeira."
Daí vem o ditado popular: fulano não tem eira e nem beira, ou seja, fulano é um pobretão,ahhaha.
sou pobretona de dinheiro, mais isso a gente dá um jeitinho, o importante é ter saúde, foco e determinação. com isso qualquer um pode ir longe.
Então essa foi a explicação do porque desse nome para o blog, caso alguém tenha ficado curioso.


->Acima vê-se o beiral com as três formações de telhas que significavam : Eira-Dinheiro,Beira-Terra, Tribeira-Poder. Daí o significado de um homem pobre; sem eira nem beira e nem tribeira.

-> As casas de famílias de posses tinham três níveis de beiral, a eira, beira e a tribeira. Como dá para ver nas fotos. As casas remediadas tinham dois níveis, beira e tribeira e os pobres, só a tribeira.
Daí o signinficado do ditado que ‘sem eira nem beira’ pra quem é pobre.


->As fotos são reproduções retiradas da Net (todas dos casarões de Olinda-PE). Quem souber quem tirou as fotos, por favor deixe um comentário que darei os créditos.

7 comentários:

  1. Olha Andréia, essa é uma expressão muito usada em Portugal, e sabe que até ler seu post eu não sabia exactamente porque se usava!!!!
    Muito bom seu post de abertura. Parabéns e sucesso em seu novo blogue!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Adorei amiga...e é claro k já estou te seguindo.Amei o nome...com certeza fará tanto sucesso qto o outro.
    Mil bjokas e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Já estou te seguindo por aqui!
    beijos!

    Grazi

    http://muambeiradigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante mesmo sabermos de onde vem determinadas expressões! Estamos aguardando as novidades!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. oi Andrea, vc quer emagrecer? mas vc é tão magrinha e esbelta, não precisa não...
    Adorei o seu novo blog, quando li o nome me lembrei na hora de um professor meu da Faculdade de Direito, quando ele ensinava Direito das Posses, ele contou essa história aí que vc falou, do significado do telhado das casas. Muito interessante né!
    Já estou te seguindo aqui tb!
    bjos.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vou mudar o nome do meu blog pra Tribeira do jeito que tô gastando com o carro ahahahah adorei esse nome mesmo. É tão interessante quano sabemos a origem de uma expressão... como "cair a ficha" rs...

    Kisu!

    ResponderExcluir
  7. Tá tudo errado meu caro "eira" significa "área" palvra que tem origem no latim, ou seja, o mesmo que lugar. Eira significa pedaço de terra. Em Portugal referencia a um terreno de terra batida, lajeado ou cimentado normalmente ao lado das casas ou um quintal. Para ter uma casa era preciso ter um terreno. Sem eira nem beira significa então "Sem nada" ou seja sem terreno e sem casa.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e adoraria saber o quê você achou desse post. Então, deixa um comentário, de sua opinião, participe e volte sempre, obrigada.
=^.^=