quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Baobá de Recife serviu de inspiração para o Baobá do Pequeno Príncipe?

Alguém já ouviu falar em Baobá? com certeza a maioria conhece através do livro O Pequeno Príncipe, né? eu nem sabia que essa árvore existia de verdade. Mais existe sim, abaixo segue um pouquinho da história dela.
Os Baobás são originárias da África e se destaca pelo tamanho e pela forma estranha (parece que ela está de ponta cabeça,haha). Chegaram no Brasil trazidas pelos sacerdotes (escravos) africanos e foram plantadas em locais específicos para os seus  cultos religiosos. Existe poucos baobás atualmente no Brasil, e a maioria está no Estado de Pernambuco.
Fato importante: Na Praça da República (Recife), encontra-se um baobá secular, que possivelmente serviu de inspiração a Saint Exupéry, quando de passagem pelo Recife, antes de escrever O Pequeno Príncipe.
Fonte: Wikipédia.
->Eu aumento mais não invento (Nelsa Rubens,hahah). Se a informação não for verdadeira, não joguem a culpa em mim e sim na Wikipédia

O livro narra a história do encontro do Pequeno Príncipe (vindo de um lugar distante), com um aviador perdido no deserto. E juntos eles compartilham experiências de vida e nos faz soltar a imaginação.
Baobá secular localizado na  Praça da República (Recife - Pernambuco).Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1986. Todos os outros baobás em território pernambucano são protegidos por lei.
"Ora, havia sementes terríveis no planeta do principezinho: as sementes de baobá… O solo do planeta estava enfestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes. E se o planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando". (O Pequeno Príncipe)

3 comentários:

  1. Sério? Eu vi muitos em África onde nasci. Sºao árvores lindas. Fantástica essa história...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei...neim conehcia essa árvore.Adorei saber um pouquinho da história.

    Déia os posts estão o máximo,n vou comentar em todos,mais já li e to adorando conhecer esses lugares.
    Mil bjokas e fka com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a visão eurocentrica de uma Árvore tão importante em África: dizer que destruirá o Planeta caso se prolifere. O Baobá é uma arvore sagrada no continente africano e seu troco pode ser usado como casa, cortando seu troco há água, caso seja cortada na raiz ela não morrerá...se estivermos em um local muito quente , ao entrarmos na árvore sendo ela casa ou bar, será refrescante.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e adoraria saber o quê você achou desse post. Então, deixa um comentário, de sua opinião, participe e volte sempre, obrigada.
=^.^=